quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A LUTA PELO SOCIALISMO

O capitalismo procura convencer os povos de que a sua ofensiva global é imparável e irreversível, que o capitalismo é um sistema único e final, que acabou a luta de classes, que o comunismo morreu, que terminaram os ideais e as ideologias dando lugar ao "pensamento único" o pensamento do capitalismo.

Em suma, procura convencer os povos de que, com a sua ofensiva global, vai inevitavelmente conquistar o mundo inteiro. O capitalismo ilude-se porém a si próprio e cria assim a sua própria utopia.
A verdade é que o capitalismo está roído por contradições insolúveis, mostra-se incapaz de resolver os mais graves problemas da humanidade, cria cada dia problemas ainda mais graves, mantém e agrava a sua natureza exploradora, opressora e agressiva.



Eu voto CDU

17 comentários:

Mário Pinto disse...

Eu também!

Zorze disse...

Amigo Cidadão, post singelo e de magna importância.

Ao contrário do que tu pensas existem mais vozes de contestação. Não acredito em soluções únicas.

Digo-te que nascem cada vez mais "vozes" de perigosidade elevada. Espera para ver.

Abraço,
Zorze

Cidadão do Mundo disse...

Amigo CRN... vamos votar CDU, mas se nas urnas não resultar? que preconizas ? e se o desemprego aumentar ? já vai em 1 milhão, há condições para aguentar ? ou liderados pelo Partido dos trabalhadores vamos em frente ?


Zorze,..quais são as vozes ???/ não me digas que são as dos Revolucionários Independentes....se estes não se juntarem ao partdo do Povo de nada valerão essas vozes...!!! Abraço!

Anônimo disse...

caro cidadão do mundo,

parece-me ser má ideia entregar de mão beijada, seja a quem for, o poder de decidir sobre a nossa vida. o modelo representativo já teve tempo demais para provar a sua eficácia e em todos os modelos que assumiu falhou sempre

cumps

Cidadão do Mundo disse...

Caro Agitação: obrigado pelo seu comentário ! mas diga-me lá uma coisa, o que é que o meu amigo preconiza ? a população sem qualquer orientação sair ás ruas, protestar e depois ??? quem toma o poder ?? o meu amigo ?? ou estará a pensar em sair de armas na mão e ir prender o governo ? bom,...diga-me concretamente em que está a pensar....! Abraço!!

Ana Camarra disse...

Cidadão

Eu também voto CDU (olha a novidade!).
O capitalismo está a comer-se a si próprio, pescadinha voraz de rabo na boca, o que já estava previsto.
Sabes amigo, não admito muito bem as armas na mão, penso que temos de ir sempre por outras vias.
Penso que essa via de armas, seria sem dúvida a mais facil, mas seria por aí que mais facilmente, também nos esmagariam como insectos, nos voltavam a colocar na clandestinidade, seria nessa altura que abririam as portas de outra forma de ditadura.
No terreno, onde me mexo, diariamente, politicamente, apesar das grandes ofensivas e derrotas, vamos conseguindo pequenas vitórias, por cada pessoa que conseguimos esclarecer, ganhar para a luta, é mais uma luz de esperança que se acende.
è um trabalho de formiga, mas as formigas carregam grandes pesos...
Vou-me aquecendo com essas luzes, dão-me mais uma força para continuar.
Como também me aquece a alma, chegar a ti, assim á distância, ao CRN, a tantos camaradas que não me sinto só, nem idealista, sinto que não há longe nem distância e que sim, podemos e iremos construir um novo mundo.
Desculpa estes devaneios, Isto tem dias, já sabes...

Beijos

Anônimo disse...

caro cidadão do mundo,

o que estava a pensar era em fazer a crítica ao modelo representativo. será que há realmente necessidade de entregar o poder a alguém? para depois fazer ou fazerem o que lhes apetecer? será que é mesmo necessário alguém ter o poder? porque não substituir os representantes por meros delegados encarregues de fazer apenas e só o que foi decidido? e se eu não concordar com a política do partido no poder, mesmo que seja o partido do povo? continuaria a maioria a impôr a sua ordem às minorias?

defendo uma solução libertária que não só encare o problema da exploração mas também o da dominação humana.

peço desculpa por responder às perguntas com ainda mais perguntas mas saiu assim

abraço,
mescalero

LuisPVLopes disse...

Camarada Cidadão entre outros nomes!

Eu voto CDU sem quaisquer dúvidas!

E se nas urnas isto lá não for, pois vamos em frente e há-de ser qualquer coisa menos a podridão que temos.

Meu caro agitação, o seu último comentário é o que preconiza o PCP, o PCP não é uma instituição de poder ou comando do que quer que seja, o PCP é a representação directa de todas as bases, ou seja de um povo e, pode muito bem ser do povo Português, a maioria claro que dominará face a decisões, mas as minorias jamais serão subjugadas e a sua voz tem lugar e espaço, apenas não existirá espaço para a subversão fascista e da exploração do homem pelo homem.
Não conhecer o PCP nem a sua estrutura interna, é o maior défice de muitos democratas e ou socialistas à séria, pois muitas vezes senão quase todas, sempre que expressam as suas ideias e esperanças, elas têm de facto na sua razão a razão do e no PCP, sem medos vão e vejam, como é livre e democrática a discussão no seio dos comunistas, se bem que para os de fora, os comunistas sejam forçados a usar a sua armadura em especial quando eles apenas pretendem difamar e mentir, sobre a única organização não estruturada hierarquicamente que não seja pela via da representatividade directa das bases.

Pelo PCP, com o PCP só assim um dia Portugal será livre.

Ouss

Cidadão do Mundo disse...

Ana,..eu também não sou favorável em pegar em armas,...já peguei e sei que pegar em armas nunca é bom,....só em último recurso é claro !!! mas repara que eu estava em outro contexto, isto é, estava a situar-me na resposta ao camarada Mescalero, que advoga que o poder caia na rua !!!

Amigo Mescalero
Você tem que tal como sugere o Sensei conhecer a filosofia do PCP...que você definitivamente desconhece. O que você preconiza é uma confusão generalizada,...havia de ser bonito,...meu caro o que você advoga é a completa anarquização do poder...acha que isso ia resolver ? desculpe mas eu não posso aceitar isso ! Abraço!

Jorge Borges disse...

Caro Jorge,

É bem verdade o que dizes, amigo. Estamos rodeados por uma espécie de polvo, de monstro, que está a tentar corroer os verdadeiros valores da Democracia e da Liberdade. Conta comigo para lutar ao teu lado contra o capitalismo!
Assustei-me quando vi o teu cartaz em que dizes "NÃO GOSTO DE FASCISTAS NEM DE ANARQUISTAS". É que eu próprio tenho um blogue chamado O Anarquista, que te convido, com o maior prazer, a visitar e a tirar as tuas conclusões...
Aguardo, com muito expectativa, a tua opinião. Até lá...
Um abraço revolucionário

Cidadão do Mundo disse...

Caro Jorge Borges,.....ahahahah não é para assustar. ´Já contei até a história no blog do CRN,...realmente quando regressei da tropa em Angola e em pleno PREC tive uma má experiência durante as barricadas na estrada para barrar carros com armas dos contra revolucionários. Bom,...havia uns anarquistas que ás tantas com a sua costumada inconsequência iam deitando tudo a perder, chegando mesmo alguns a boicotar os nossos esforços de imobilizar os fascistas/reaccionários que andavam em pleno atentado contra as sedes dos partidos de esquerda. A partir daí, fiquei realmente de pé atrás com anarquistas e é verdade que não concebo que o poder não tenha uma orientação que no caso do PCP emana das bases. Grande abraço!

Anônimo disse...

caro sensei,

antes de mais obrigado pela oportuna réplica. o pcp apresenta-se às diversas eleições com o objectivo de conquistar o poder democraticamente. então em que sentido é que dizes que o pcp não é um partido de poder? o pcp tem autarquias e deputados, portanto exerce o poder autárquico e legislativo, aliás como os outros grandes partidos. isso é a representatividade democrática.

o que eu acho é que escolher pessoas para tomar as nossas decisões é um modelo que já demonstrou largamente que não funciona. seja qual for a força política em causa. é um problema congénito do modelo.

também me parece que o desconhecimento do pcp não é um problema grave, afinal é um partido com grande dimensão e muita capacidade de comunicação. na verdade, tenho pena que as propostas libertárias não tenham a mesma capacidade de difusão já que, essas sim, são francamente desconhecidas

abraço,
mescalero

Anônimo disse...

caro cidadão do mundo,

de facto o que defendo é a completa anarquização do poder. ou seja, a diluição do poder até ao indivíduo. mas confusão, não. e luta armada não é para mim que me considero pacifista.

numa coisa eu concordo com o sensei, o que eu disse acima é o que defende o pcp. o comunismo afinal é a organização horizontal em assembleias em que os próprios interessados decidem sobre as suas questões. por isso é que há muita gente que se assume anarquista comunista e pensa que a diferença entre anarquistas e comunistas está nos meios e não nos fins. para mim o problema também é esse, o pcp defende esse comunismo mas não o pratica, é um partido de luta pela tomada democrática do poder, tal como desenvolvi na resposta ao sensei.

abraços,
mescalero

Cidadão do Mundo disse...

Caríssimo Mescalero.
Bom,...mas afinal quem é que toma decisões ? todos tomam decisões ?? ninguém toma decisões ?? como é que funciona ??? cada um toma as suas decisões ??

O PCP...é um partido com uma filosofia verdadeiramente socialista a caminho do comunismo,..onde se encaixam todas as vertentes de outros sectores,..ou seja não é um partido sectário. Todos têm lá lugar,..são as bases que determinam o funcionamento do Partido e do país, quando no poder. Para mim não entender isto é confusionismo e mais grave, é fazer o jogo da reacção fascista ! Abraço grande !

josé manangão disse...

Para acautelares o nosso futuro, só deves votar PCP/CDU. É a única alternativa segura e certa, para chegar-mos ao Socialismo.
A Revolução está a reanimar-se, apróximando-se da sintese, o capitalis precisa apenas de um empurrão, é agora ou nunca, pressão sobre pressão voto sobre voto, o PCP/CDU não precisa ser governo para que as coisas mudem, precisamos falar mais grosso, para que nos escutem, precisa-mos dos votos do descontentamento, e a seguir os votos da confiança.
Jovens acautelem o vosso futuro, Juntem-se Ao PCP/CDU, tragam as vossas ideias a vossa irreverência, a vossa alegria, o PCP/CDU é o futuro!

LuisPVLopes disse...

Caro agitação ou mescalero!
Quando eu me refiro a que o PCP não é um partido de poder, pelo poder e para o poder, mas sim um partido que e de acordo com a estrutura política vigente em Portugal, estrutura-se nos diferentes degraus desta, apenas diferindo nas decisões e programas a levar a cabo,
Os eleitos pela CDU, têm a perfeita consciência que se encontram naquele lugar, não para se promoverem socialmente, tão pouco se aproveitarem do lugar para cometerem as maiores atrocidades de âmbito social, como o branqueamento de actividades criminosas, repressão sobre os trabalhadores e demais cidadãos, manipulação dos media, etc, como é apanágio do PS e do PSD, que em 33 anos de divisão do poder se converteram ambos em 1 só partido político, o PS/D (alternância sem alternativa).
É aqui que o PCP se demarca do restante panorama político português.
O amigo sabe, que os eleitos pela CDU, contribuem voluntariamente com o restante do seu salário enquanto eleito e em serviço no cargo?!... Isto é assim:
- Se o José ganhar no seu emprego 2000€ mês, ao ter aceite participar nas listas da CDU para uma qualquer autarquia, ele não pode ser prejudicado, pelo que e no caso de eleição, ele ocupará o lugar que, suponhamos, terá um salário de 5000€, pois este eleito apenas continuará a auferir dos 2000€ pelo que os restantes 3000€, revertem voluntáriamente para o partido que representam, seria isto possível nos outros partidos?
Meu amigo acredite que as suas expectativas realmente se cumprem no PCP, não dê mais trela ao PS/D, em 2009 VOTE NA CDU DÊ MAIS FORÇA Á SUA VOZ E Á SUA VONTADE.

Ouss

Anônimo disse...

numa coisa estamos todos de acordo, o ps e o psd são a mesma coisa. e ainda corremos o risco do psd virar mais à direita para tentar marcar a diferença (pelo menos poderia ter o desejável efeito secundário de fazer desaparecer o pp)

quanto às minhas desconfianças no modelo da democracia representativa, vou continuar a tê-las, porque sendo o modelo implantado no mundo ocidental e sendo altamente escrutinado nesta era das autoestradas da informação e da comunicação, não será concerteza por desconhecimento que não se fará uma análise minimamente correcta das suas virtudes e defeitos. a pobreza generalizada no mundo, a crise ambiental e outros fenómenos ignominiosos como a escravatura e os campos de concentração não permitem outra análise

também me parece francamente insuficiente, embora positivo, a aplicação de regras internas para a moralização da política como a que o sensei refere dos salários dos eleitos da cdu. isso porque a corrupção tem muitas formas criativas de se manifestar, basta colocar as pessoas em situações de risco como a que representa a eleição para um cargo público, conferindo-lhes poder, num ambiente agressivo e competitivo como o que vemos nesta nossa sociedade actual, para aumentar significativamente a possibilidade de dar uma vez mais razão à máxima: o poder corrompe

prefiro a ideia que o albert camus tão bem ilustrou na frase:

"Não tentes liderar-me porque eu posso não te querer seguir, e não me sigas porque eu não sou capaz de te liderar. Apenas segue ao meu lado e sê meu amigo"

abraços,
mescalero
(agitação é o meu blog)