terça-feira, 30 de setembro de 2008

A CRISE DO SÉCULO

Os terramotos que sacudiram as Bolsas durante este "Setembro Negro" precipitaram o fim de uma era do capitalismo. A arquitectura financeira internacional cambaleou. E o risco sistémico permanece. Nada será como dantes. Regressa o Estado.

A queda de Wall Street é comparável, na esfera financeira, à queda do Muro de Berlim,..diz Paul Samuelson Prémio Nobel da Economia.
Esta crise é para o capitalismo o que a queda da União Soviética foi para o comunismo. Encerra-se o período iniciado em 1981 com a fórmula de Ronald Reagan: " O Estado não é a solução, é o problema". Durante 30 anos, os fundamentalistas repetiram que o mercado sempre tinha razão, que a globalização era sinónimo de felicidade e que o capitalismo financeiro edificava o paraíso para todos. EQUIVOCARAM-SE !!!

Camaradas, não será altura para nós progressistas, aliados aos operários e camponeses deste país, guiados pelo Partido que sempre esteve ao lado dos mais desfavorecidos e defendeu o povo, contra tudo e contra todos,.... lhes darmos um empurrãozinho ??

8 comentários:

Ana Camarra disse...

Amigo

Por acaso!
Eles já quase que nem precisam de empurram, como exercicio achei um piadão a esta postura, para os lucros privatiza-se para as percas, nacionaliza-se, fantástico!

Beijos

Mário Pinto disse...

Camarada,
Volta o estado? Pode ser.
A questão passa por evitar assumir que o estado se transforme numa empresa e que as eleições não passem a ser a forma de alterar o conselho de administração!

A revolução é hoje!

Ana Camarra disse...

Vi o teu "apelo" no Zorze, eu não te boicoto!

Zorze disse...

Amigo,

Todas as opiniões são importantes. Como sabes eu não boicoto nem acredito muito nisso. Por vezes a força com que apresentas as tuas ideias assusta alguns. Era como o Scolari dizia, alguns são mais "dói-dói" que outros. Sou da opinião que as ideias são para se apresentarem sem medo da crítica de outros. É para isso que existe debate, e às vezes tem que ser com força.

Quanto ao post, uma coisa é certa, a credibilidade do sistema financeiro norte-americano caiu. Agora o dinheiro vai virar-se para o Oriente. Temos a colossal China, mais os Tigre Asiáticos, é lá que está o dinheiro e as economias que mais crescem. Esperem para ver, que não será por muito tempo a Ásia ser o centro financeiro do mundo.

Quantos aos gestores dos bancos americanos que estão agora a cair e que no ano passado receberam prémios gigantescos por apresentarem balanços com lucros. Muitos eram aldrabados como se vê agora, outros forjados para apresentarem lucros e assim se banquetearem com avultados prémios por objectivos. Deviam ser obrigados a devolver o dinheiro.
- Devolvam o dinheiro que roubaram, cabrões da merda!
Não só devolver mas também prisão, pois estamos a falar de criminosos.

Abraço,
Zorze

Cidadão do Mundo disse...

Ana,..eu sei que tu nunca me boicotas,...mas tu és uma pessoa especial !

Zorze, com essa de eu apresentar as minhas idéias com força....é pá, mais um bocadinho e passo a falar de flores aqui no sítio...ahahahah

Abraços para os dois !!!

Ana Camarra disse...

Não sou nada especial, sou uma pessoa como as outras, com qualidade e defeitos, com más disposições e dias felizes...

josé manangão disse...

...E porque é que julgas que eles estão nesta situação, somos só nós a empurrálos!
Andam para aí uns pseudo-revolucionários, que quando é preciso dar o corpo ó manifesto, saiem de fininho.
Se eu fosse vaidoso dizia que já não aprendia mais nada, mas, como não sou vaidoso ainda tenho muito para aprender.
abraço Camarada

Cidadão do Mundo disse...

Camarada Zé,....aprendemos sempre!

Abraço!