terça-feira, 23 de setembro de 2008

Espanha ilegaliza PCTV

A Corte Suprema espanhola colocou na ilegalidade o Partido Comunista das Terras Bascas. A Corte espanhola fez assim a vontade ao Partido Popular de extrema direita que desde 2003 vinha a reclamar a exclusão do Partido.

A medida anunciada na última semana, significa que o governo encerrará todos os escritórios do Partido e confiscará todos os seus bens. Os nove deputados do PCTV na Assembléia regional Basca, continuarão em funções até ao fim da legislatura, mas serão despojados da filiação partidária.

Allô, allô,.....chama-se a atenção do nosso camarada CRN desde Espanha que mais e melhores informações nos poderá prestar,....assim como fazer a sua análise da situação in loco !!

10 comentários:

Ana Camarra disse...

Espera aí isto é na Europa, plurialista e democrática, bastião da liberdade de expressão, é?
Portanto na Europa que permite as anormalidades de Berlosconi, os Le Penn de diversas nacionalidades, é?
Portanto a partir de agora temos de assumir que isto está a ficar parecidos com os anos 30...

"Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão a levar-me
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht (1898-1956)

obrigado pela noicia de facto fico á espera de noticias do CRN para saber pormenores.

Um Abraço

Mário Pinto disse...

Jorge,
Tal e como dizia Sartre, a ETA é um factor de pressão apoiado na sua base pelo PNV, depois - business as usual - criaram-se varios pseudo-braços politicos para a desvincular do partido e para que este fosse visto como defensor da cidadanía vasca mas com a moderação necessária para ser escutado e aceite como interlocutor por e com autoridades centrais, Madrid.
Nos últimos tempos, depois de Herri Batasuna ou Euskal Erritarrok terem sido eliminados do panorama politico por defender - qual carne para canhão - os motivos da luta armada dos gudari, criou-se outro braço politico (pctv), que, ainda que mais moderado continuava muito próximo da filosofia dos anteriores, até apoiando elementos dessas estructuras, como Arnaldo Otegi ou Josu Ternera e, incluso, economicamente.
Assim, sutentava também factores que constituiam armas de negociação do estado com os demais parentes politicos e do Lehendakari com o governo do reino.
Conclusão.
Penso que esta é mais uma manobra do PSOE para conseguir o silêncio do PP no relativo ao crescente défice económico e de mandar um aviso ao governo vasco, ao PNV e ao seu Lehendakari com a intenção de refrear o seu projecto de consulta popular sobre a cesessão sempre procurada pelos vascos, que por outra parte poderia promover consultas semelhantes na Catalunha e na Galiza. Contudo, existirá sempre a possibilidade de criar outro partido com as mesmas caracteristicas, recordo que os seus nove (9) vereadores nunca foram penados e continuarão a exercer os cargos para os quais foram eleitos pelo povo, mesmo tendo sido obrigados a prescindir da sua filiação com este partido.

Cumprimentos.

Ana Camarra disse...

Desculpa Cidadão

Pronto tudo bem pode-se fazer outro partido, mas e o principio?
O principio da extinção de um partido é tremendo.
Abre portas que deviam ter sido emparedadas em definitivo.
Se se provar que de facto estão ligados a actividades terroristas que sejam julgados e paguem por isso, mas se não é bem assim...como aceitar esta situação?
Tu sabes que não sou a favor do terrorismo, mas isto faz-me muito mais impressão...

Pronto desculpa lá Cidadão estar de paleio com o CNR no teu estaminé

beijos, aos dois, claro!

Mário Pinto disse...

Ana,
Este é um dos demagógicos motivos desta decisão: "até apoiando elementos dessas estructuras, como Arnaldo Otegi ou Josu Ternera e, incluso, economicamente."
Depois vêm outros mais subjectivos como não criticar os assassinatos da ETA, mesmo que destes não façam apología.

Obrigado Jorge!

A revolução é hoje!

Cidadão do Mundo disse...

Ana,...podes estar de paleio com o nosso "enviado especial" a Espanha CRN ou com outro qualquer comentador....fico feliz com isso,...até lisonjeado ! agora sou eu que peço desculpa ao CRN pela brincadeira do "enviado". Abraço!

CRN

Tal como à Ana, também me faz muita impressão a ilegalização do PCTV,..mas compreendo as manobras e as especificidades do problema Basco. Obrigado pelas tuas informações! Abraço!

josé manangão disse...

Camarada
A inteligência vence sempre os chicos espertos!
Não me admira que um dia destes tentem retirar do dicionário a palavra "comunismo", agora o que eles nunca irão conseguir é.- acabar com os COMUNISTAS.
...E eles sabem disso melhor que ninguém!
Abraço companheiro!

Cidadão do Mundo disse...

É uma grande verdade camarada Zé...eles podem tentar tudo, menos acabar de vez connosco ! Abraço!

Susete Evaristo disse...

Na verdade, só o pensamento é livre e mesmo assim alguns senhores gostariam muito de o controlar, fechem todas as portas confisquem todos os bens, que a maior riquesa é a força da convicção.
Abraços

Cidadão do Mundo disse...

Suzete, muito obrigado por visitares o meu blog...e tens toda a razão contra o pensamento......ná...nada há a fazer !!! Abraço!

Zorze disse...

Caro Cidadão, como sabes sou contra qualquer tipo de intolerância de opiniões. Logo é triste ver este tipo de atitudes escudadas nas leis anti-terrorismo.

O respeito pela liberdade de pensamento do outro "ainda" é um conceito muito caro ao ser humano. Principalmente quando é diferente.

Abraço,
Zorze