quinta-feira, 31 de julho de 2008

Fracasso da reunião da OMC


A proposta dos EUA e da União Europeia fracassou por não ver atendidas as exigências dos países emergentes como a Índia e China de não verem garantidos os seus direitos de livre comércio e de accionarem o mecanismo de salvaguardas especiais sempre que as importações de um determinado produto subirem 10% em relação á média dos últimos três anos. Os EUA defendem que isso só aconteça quando as importações subirem 40% em relação aos últimos três anos.

Além de EUA e UE, também Japão, Brasil e Austrália apoiaram a proposta americana, no que foram criticados (principalmente o Brasil) por irem desestabilizar o comércio regional (Mercosul)

A Índia e a China foram seguidos pela Argentina e África do Sul entre outros, que desejam uma negociação mais aberta, onde as suas propostas também sejam consideradas.

8 comentários:

Ana Camarra disse...

Pois estes gajos não pensam é com as deslocalizações e outra promoções, carregam tambvém com mais consumo e economia mais forte e os paises como a Idia e a China, já não é 12horas/tigela de arroz, felizmente.
Vão começando a reinvindicar também, os donos do mundo começam a perder posses...
Não sei é como é que irão descalçar a botifarra...

Não tens nada que agradecer a minha vinda, gostei muito, vai lá ao estaminé se te interessar, tenho muito gosto..

beijoca

Cidadão do Mundo disse...

Anocas, julgava que ainda estavas zangada comigo......!

Claro que irei com todo o gosto ao teu blog, deixei de ir porque julgava que não me querias lá !

Beijo!

Ana Camarra disse...

Cidadão

Então?!
Eu sou uma mulher pacifica, quando não gosto de alguma coisa digo logo e pronto...
Também disse uma coisa ao Mugabe porque não gostei de uma resposta que me deu, mas por mim está mais que sanado.
Tenho muito gosto que vás lá.
ès benvindo.

beijoca

LuisPVLopes disse...

Quando a China de facto acordar e a India se for tornando mais e mais exigente, assim como todo o grande Oriente, então os Américães e os seus bajuladores oleosos, os europeus, terão em mãos uma grande, mas mesmo grande destabilização social, só que esta acontecerá muito mais rápidamente na UE, mas nos EUA, o que acontecerá será mais grave, as explosões de violência e xenófobia arrasarão aquele país, miná-lo-ão por dentro e as suas infraestruturas sociais serão corroídas com inevitável impacto económico, a capitulação dos americães será pela via social interna.
A dos europeus será por um novo e inevitável confronto bélico com cariz de guerra civil de guerrilha, só que em larga escala.
A fome, a repressão e as desigualdades sociais sempre foram os principais ingredientes de todos os conflitos

Cidadão do Mundo disse...

Camarada Sensei,...realmente os contornos do que aí virá, não estão claros, mas também me parecem inevitáveis....abraço!

LuisPVLopes disse...

FESTA DO AVANTE, SÁBADO DIA 06 DE SETEMBRO NO PAVILHÃO DO ALENTEJO PELAS 20:00H
JANTAR BLOGOSFÉRICO DOS DINOSSAUROS DO FUTURO.

EU ESTAREI, SEGURAMENTE QUE COM MUITOS MAIS E, MAIS SERÃO OS QUE A NÓS SE JUNTARÃO, VENS?

Cidadão do Mundo disse...

Sensei, acredita que com vocês eu estarei em qualquer jantar, pois estou com a minha gente, portanto com quem estaria melhor ??
O problema é que estou do outro lado do mundo, no entanto pode ser que em Setembro esteja em Lisboa, se isso se confirmar, de ceretza absoluta que lá estarei...mais tarde confirmo!! Abraço!

Zorze disse...

Já há alguns anos um analista (do qual não me lembro do nome) dizia que um grande confronto bélico entre a China e os USA seria inevitável. Até apontou que seria por volta de 2020. Se calhar...

Abraço,
Zorze