sábado, 31 de janeiro de 2009

SAPATO HERÓI




Esta escultura dum sapato, é para imortalizar o acto heroico dum jornalista, muito diferente dos nossos borra botas, que lambem as botas dos donos para garantirem os empregos!!!
Este é dum jornalista iraquiano, que honra o sofrimento do seu povo e denuncia o assassínio de que a população iraquiana é alvo ás mãos dos seus carrascos americanos.
Em protesto atirou os seus sapatos à tromba do genocida Bush, coisa que obviamente os nossos escrevinhadores de pacotilha não têm colhões para fazer !!!
*** a imagem tirei do melhor blog da blogosfera www.leiamaisdomesmo.wordpress.com

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Forum Social Mundial 2º capítulo!


Aí estão eles,....os cinco presidentes socialistas do sub-continente, no grande debate com os movimentos sociais.
Força companheiros, vamos inspirar-nos neles, para atirarmos o neoliberalismo socretino pela borda fora !!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

E Tudo o Vento Levou

Hoje começa em Belém do Pará, o Forum Social Mundial, são esperadas cerca de 150 mil pessoas oriundas de 180 países. Foruns, debates, colóquios, convívio esperam os participantes, sobre temas palpitantes da actualidade e de como enfrentar o futuro.
Estarão presentes os presidentes Lula, Lugo, Corrêa, Morales e Chavez. Intelectuais de vários quadrantes, movimentos rurais e indigenas, entre outros !!!

Quanto a mim, hoje só me apetece contemplar ..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Até sempre camaradas !!!!!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Acreditar, ou não acreditar - Parte 2


Eu acredito em políticas sérias e progressistas, independentemente dos seus protagonistas serem Pretos, Brancos, Mulatos ou Amarelos !!
Portanto, este senhor aqui ao lado é para mim um bluff até prova em contrário !!
Aliás, ele nunca se apresentou como um candidato preto,...ou o primeiro presidente preto ! aliás não é preto,..é mulato !!!!
O discurso de posse, ficou longe de corresponder ás expectativas mais optimistas, exibiu a velha figura do imperialista orgulhoso e conservador, apenas mais sofisticado do que o brutamontes texano George Bush !
No social é mais do mesmo, não fala em ter um sistema de saúde gratuito para os mais pobres, ou na distribuição de renda,...ou seja é um conservador !! deixou claro que não vão pedir desculpas pelo seu modo de vida, nem vão facilitar na sua defesa, como se não fossem eles, que bombardeiam e invadem países à revelia da ONU.
Aquilo a que ele chama "O NOSSO MODO DE VIDA" evidentemente que não é o dia das bruxas, nem a Coca Cola com hamburger, nem o sistema capitalista perdulário e selvagem.
Disse: "A nossa nação está em guerra, contra uma rede de violência e ódio" ...repetindo a ficção da era Bush, para continuar a justificar a agressão sem limites da guerra contra "O TERROR".
Sobre a América Latina, nenhuma palavra de "boa vizinhança" como nos tempos de Roosevelt. Nada sobre suspender o bloqueio a Cuba. A citação a Evo Morales, um presidente reformista de um dos países mais pobres do mundo, mas que conseguiu acabar com o analfabetismo no seu país, como a um inimigo que é preciso aniquilar,...dá bem a idéia da estúpida agressividade da política externa dos EUA.
Que Obama, sorrisos à parte, obviamente, não deseja mudar !!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Acreditar ou não acreditar,..eis a questão!


Eu acredito, nesta Maria !!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Fascistas assassinos



Aqui está uma imagem que não precisa de palavras...!

Dum lado os tanques de última geração dos fascistas israelitas e do outro uma criança palestiniana com uma arma mortífera na mão (uma pedra).

Os governos da Venezuela e da Bolivia expulsaram os embaixadores e cortaram relações com o Estado Sionista de Israel. Os USA e UE continuam a apoiar estes fascistas de Israel, muito piores que Hitler !!!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Operações

Bem,....só para terminar o post anterior, este tal MVL durou ao todo 22 dias, o resto do percurso foi normal, apenas senti falta de comida quente, pois das rações de combate apenas aproveitava o leite condensado, as conservas e o cubo de queijo. A coisa só melhorava quando caçávamos algum veado ou boi-cavalo, ou melhor ainda um javali, nunca comi melhor carne do que o javali africano. Quanto à bebida,...água pois claro e tirada dos riachos por onde passávamos, águas paradas, altamente contaminadas onde os animais também iam beber, mas com alguns comprimidos de quinino para dentro do cantil resolvíamos o assunto !


Depois do regresso a Serpa Pinto, cerca de 15 dias após, chegou a altura da primeira operação, dois pelotões com um cabo enfermeiro e um rádio-telegrafista, arrancámos para uma operação de quatro dias sempre a andar com largada e recuperação em locais determinados. Aí sim, era sempre ração de combate e o mesmo estilo de àgua, não havia caça para ninguém por motivos óbvios de segurança !! a determinada altura, com o horário combinado para entrar em contacto, assistimos com alguma admiração que o nosso rádio não funcionava, aliás nunca funcionou durante toda a operação. Foi andar a bom andar, em terreno descoberto, pois tínhamos que estar no dia e hora determinada no lugar da recuperação que ia ser feita por helicópteros e pilotos Sul-Africanos, estacionados em Mavinga e davam apoio logístico ás tropas portuguesas. Tudo correu bem, felizmente, quer dizer, sem contactos.....o único percalço foi um nosso homem que quando deu o salto para dentro do Heli, pois estes não se apoiavam no solo, deu com a cabeça no parede do aparelho e fez um galo na cabeça.....ufa, desta estávamos safos !!

sábado, 10 de janeiro de 2009

CONTINUAÇÃO

Chegada a Luanda, a primeira forte sensação, foi o intenso cheiro de terra vermelha, muito agradável ao olfacto!!
Directos ao Grafanil, onde ficámos estacionados e onde também eu fiquei a primeira noite. No entanto, devido à grande profusão de mosquitos, na segunda noite eu e mais alguns camaradas de armas, fomos para o Hotel Lisboa, na baixa de Luanda !! ficámos mais cinco dias em Luanda à espera de transporte em Berliet´s para Serpa Pinto a capital da província do Cuando Cubango, província angolana no leste, quatro vezes maior que Portugal.

A 3ª companhia, (a minha) ficou instalada em Serpa Pinto, cidade simpática, com dois hotéis, um cinema, vários restaurantes, enfim, nada mau comparado com os camaradas das outras companhias que ficaram em destacamentos no mato !!! ao 3º dia, veio a notícia, íamos escoltar um MVL (movimento de viaturas ligeiras) colunas de camiões que levavam todo o género de mantimentos para destacamentos no mato e cidades mais pequenas. O meu pelotão alinhou, éramos todos Atiradores de Infantaria, eu com uma especialização em Minas e Armadilhas tirada em Tancos ! Lá fomos algo apreensivos, era o nosso baptismo no mato. Três Berliet´s a escoltarem cerca de 10 camiões, super carregados com todo o tipo de mantimentos e bebidas para a tropa. Para terem uma idéia, só na cidade de Serpa Pinto havia asfalto, no resto da província todos os percursos eram feitos em picada, nada de estradas !!!
Toda a província do Cuando Cubango era considerada 100% operacional, daí os camiões não poderem circular sem protecção. Arrancamos, logo no segundo dia um camião parte um semi-eixo e fica parado. Solução ....! havia que esperar o dia seguinte para que lhe fosse levado por heli, um semi-eixo para substituir. Não se podia deixar o veículo e o motorista sózinhos; como eu era o mais novo, competiu-me a mim ficar durante a noite a proteger o camião e respectivo condutor. "Pensei cá para mim,...isto tá a começar bem" fiquei com o meu grupo de combate (5 homens) mais, um rádio telegrafista, o condutor da Berliet e preparamo-nos para enfrentar a noite na savana angolana. Puz o meu melhor ar de grande comandante das forças em presença e dei as minhas ordens,.....que consistiram no seguinte !! os dois carros lado a lado (berliet e camião civil) e dois sentinelas, cada um do lado de cada um dos carros, a uma distância considerada satisfatória,..o resto do pessoal dormiu debaixo dos carros, mas tenho a certeza que tal como eu, ninguém pregou olho !!! o respeito pela savana (terreno aberto) e a inexperiência de funções a isso obrigou !!

( CONTINUA)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Guerra Colonial

22 de Novembro de 1972. Campo Militar de Santa Margarida !

Prontos para embarcar em autocarros de turismo fretados pelo exército, a caminho do aeroporto de Lisboa, para uma missão de serviço em Angola, está um Batalhão de Caçadores, composto por três companhias operacionais e uma de serviços!

Jovens, a maioria na casa dos 22 anos, estão em silêncio; o trajecto é percorrido num ambiente tenso e de grande apreensão, afinal o que se poderia considerar até então com alguma imaginação, um estágio de actividades físicas e manipulação de armas, em que nos fins de semana íamos ver a família, tomava agora um aspecto inevitávelmente mais grave. Íamos para a guerra, era impossível ignorar!

Chegados ao aeroporto, mais um desafio ás nossas emoções, as famílias que nos esperavam, também elas sofridas e depauperadas, também elas fazendo um esforço superior tal como nós para mostrar boa disposição, para sorrir, para nos dar ânimo, quando a vontade real era chorar, era desesperarem-se, era indignarem-se perante a injustiça duma guerra sem sentido !

Felizmente na altura, a consciência do que a guerra colonial representava e a quem servia, era enorme em todos os escalões. Fiquei estupefacto com a consciência demonstrada por soldados oriundos do interior do país, que dasabafavam que apenas iam defender os interesses de meia dúzia de pessoas. E como eles estavam certos.... ! esses desabafos deram origem a interessantíssimas conversas que foram muito úteis de como deveríamos encarar a nossa permanência em terras de Angola! Na altura toda a gente sabia que realmente um grupo de pessoas como Tenreiros, Mellos e Espírito Santos dominavam toda a actividade económica das chamadas "províncias ultramarinas". Nós éramos apenas a carne para canhão que eles necessitavam para manter os seus privilégios, as suas fortunas, ignorando-nos a nós e ás justas pretensões dos nacionalistas africanos que desejavam serem donos das suas terras e dos seus destinos !

Esta consciência generalizada, já era um bom pronúncio do que viria a seguir !!!