sábado, 10 de janeiro de 2009

CONTINUAÇÃO

Chegada a Luanda, a primeira forte sensação, foi o intenso cheiro de terra vermelha, muito agradável ao olfacto!!
Directos ao Grafanil, onde ficámos estacionados e onde também eu fiquei a primeira noite. No entanto, devido à grande profusão de mosquitos, na segunda noite eu e mais alguns camaradas de armas, fomos para o Hotel Lisboa, na baixa de Luanda !! ficámos mais cinco dias em Luanda à espera de transporte em Berliet´s para Serpa Pinto a capital da província do Cuando Cubango, província angolana no leste, quatro vezes maior que Portugal.

A 3ª companhia, (a minha) ficou instalada em Serpa Pinto, cidade simpática, com dois hotéis, um cinema, vários restaurantes, enfim, nada mau comparado com os camaradas das outras companhias que ficaram em destacamentos no mato !!! ao 3º dia, veio a notícia, íamos escoltar um MVL (movimento de viaturas ligeiras) colunas de camiões que levavam todo o género de mantimentos para destacamentos no mato e cidades mais pequenas. O meu pelotão alinhou, éramos todos Atiradores de Infantaria, eu com uma especialização em Minas e Armadilhas tirada em Tancos ! Lá fomos algo apreensivos, era o nosso baptismo no mato. Três Berliet´s a escoltarem cerca de 10 camiões, super carregados com todo o tipo de mantimentos e bebidas para a tropa. Para terem uma idéia, só na cidade de Serpa Pinto havia asfalto, no resto da província todos os percursos eram feitos em picada, nada de estradas !!!
Toda a província do Cuando Cubango era considerada 100% operacional, daí os camiões não poderem circular sem protecção. Arrancamos, logo no segundo dia um camião parte um semi-eixo e fica parado. Solução ....! havia que esperar o dia seguinte para que lhe fosse levado por heli, um semi-eixo para substituir. Não se podia deixar o veículo e o motorista sózinhos; como eu era o mais novo, competiu-me a mim ficar durante a noite a proteger o camião e respectivo condutor. "Pensei cá para mim,...isto tá a começar bem" fiquei com o meu grupo de combate (5 homens) mais, um rádio telegrafista, o condutor da Berliet e preparamo-nos para enfrentar a noite na savana angolana. Puz o meu melhor ar de grande comandante das forças em presença e dei as minhas ordens,.....que consistiram no seguinte !! os dois carros lado a lado (berliet e camião civil) e dois sentinelas, cada um do lado de cada um dos carros, a uma distância considerada satisfatória,..o resto do pessoal dormiu debaixo dos carros, mas tenho a certeza que tal como eu, ninguém pregou olho !!! o respeito pela savana (terreno aberto) e a inexperiência de funções a isso obrigou !!

( CONTINUA)

9 comentários:

Zorze disse...

Eram tão miúdos!
Mas, a vontade de viver, sobrepõe-se a qualquer outra.

Abraço,
Zorze

Ana Camarra disse...

Uma coisa terrivél, a Guerra, injustificavél, este obrigar a matar ou morrer.

Beijos

(só para saberes não voto nesta tua votação)

Herr von bolas disse...

Tambem se formaram muitos na escola colonial/fascista que era a hierarquia militar de então.

josé manangão disse...

Como te sentes hoje, ao recordar, essa esperiência vivida.
Sentias-te preparado para semelhante aventura?
Abraço companheiro

Cidadão do Mundo disse...

Camarada José,..aos vinte e poucos anos nunca estamos preparados para nada e muito menos para uma guerra sem qualquer significado !!

Um abraço!

Herr von bolas disse...

boa, essa do estar preparado para a guerra colonial...
ERA COMO FAZER CHOURIÇOS E PÔ-LOS AO FUMEIRO.
SÓ UM OU OUTRO MAIS POLITIZADO É QUE VIA A COISA. O RESTO ERA OBEDECER AO SUPRIOR PARA NÃO SER CASTIGADO OU ENTREGUE À PIDE/DGS

Cidadão do Mundo disse...

Von Bolas tu é que topas a coisa !! é pá, no meu tempo já muita gente estava suficientemente politizada, felizmente, só que ir para uma guerra de guerrilha sentindo que não tínhamos nada a ver com aquilo era lixado !! topas ??/ então a táctica, não tinha nada que saber,....ó pessoal assim que houver barulho, bora todos protegerem-se muita bem, para não sairmos chamuscados disto !!!

É pá a Anocas, mesmo não querendo votar, (não sei porquê ) ganhou na mesma a votação,....é só colidade, ainda vai ser uma ganda escritora, é só ela avançar !!!

Ana Camarra disse...

Cidadão

Eu sou assim, apesar de não me ter candidatado achei que não devia de votar estando eu lá no meio do embrulho.
Quantos aos escrevinhanços é assim, faço os do blogue e outros, noutro ambito, anda muita gente com essa ideia de eu começar a escrever a séria, o pior é convercer a Ana, que é teimosa!

Beijos

Cidadão do Mundo disse...

Ana, mas olha que não, tens que deixar esses pruridos de lado !!

Olha, e que tal a malta da Nova Águia ?? eles têm uma editora e editam coisas de malta da Lusofonia. Se quiseres eu dou-te o endereço!

Abraço!