quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tributo ao Barreiro


Nos anos anteriores em que fiquei no Barreiro, utilizei-o apenas como base de apoio. De manhã apanhava o barco para Lisboa e ficava por lá todo o dia em encontros e cavaqueiras com amigos de longa data. Este ano foi diferente, e foi diferente por força do conhecimento via blogosfera de vários amigos residentes no Barreiro, gente da terra e outros que o adoptaram como cidade para trabalhar e viver. Por força dessa circunstância, permaneci mais tempo no Barreiro e não me arrependi,...descobri uma cidade pacata, calma, limpa, com qualidade de vida, ordenada e organizada. Se o Barreiro já me dizia muito pela luta heróica contra o fascismo, agora é também uma cidade onde dá gosto viver, pelos espaços verdes, (o parque da cidade é dum nível superior, qualidade de vida é aquilo que ali está) o passeio ribeirinho está um encanto, com passeio e uma pista emborrachada, eu chamo-lhe tartan (há quem não concorde) para caminhadas e corridas à beira rio. Existem ao longo da beira rio restaurantes e bares com muita animação. O Barreiro velho também é muito atractivo, pela sua história e pelos barzinhos simpáticos e restaurantes de qualidade.
Conheci gente incrível,....cheguei na véspera do último comício para as eleições autárquicas, marquei presença....a CDU avançava com toda a confiança, lá estavam os meus amigos acabados de conhecer o Luis (não deixa passar nada) o Jorge com o amigo Brunão a Ana essa força da natureza, braço direito da presidente da junta da Verderena que é muito simpática, uma jovem presidente com trabalho feito e disposta a fazer muito mais, a Xanoca uma doçura. Conheci também a responsável pelo formidável e maravilhoso Parque da Cidade a igualmente maravilhosa Regininha, responsável pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal, e mete coltura nisso. Enfim, conheci outras pessoas todas simpáticas, todas imbuídas dum mesmo sentido de solidariedade e sentido de dever cívico,...votar na CDU para o prosseguimento dum trabalho sério verdadeiramente voltado para o interesse dos cidadãos.
Adoptei de vez a cidade como minha também, a velha já há muito que constava da minha admiração e orgulho pela luta indomável contra o fascismo e a nova pelo avanço e consciencialização da população barreirense nos ideais do que foi a luta histórica e heróica dos seus antepassados. O Barreiro está no bom caminho é também a minha cidade, Viver no Barreiro é Bom.

5 comentários:

Ana Camarra disse...

Cidadão do Mundo

Pronto se tivesses cá levavas um grande abraço, um grande beijo e depois bebiamos um copo.

Fico muito feliz por teres gostado da minha terra.

beijo

Zorze disse...

Cidadão,

O Barreiro deu um grande salto qualitativo nos últimos 4 anos, fruto de uma gestão bem pensada.
Isto da blogosfera, acaba por ser engraçado quando conhecemos as pessoas.

Um grande abraço meu granda mangas,
Zorze

filipe disse...

Amigo e camarada Jorge:
Parabéns pelo excelente resultado barreirense, também fruto da mãozinha que ainda foste a tempo de dar lá à nossa malta. Pois é, o nosso Barreiro é um caso exemplar, em numerosos aspectos, para contentamento de todos nós.
Sê bem-vindo ao nosso contacto blogosférico e a essa/esta terra quente de que tanto gostas!
Forte abraço!

Cidadão do Mundo disse...

OBRIGADO, COMPANHEIROS, AMIGOS E CAMARADAS !!

Abraços!

WE ARE THE DAMNED disse...

o Barreiro é uma beleza, mas as máquinas de vendas de bilhetes dos barcos continua uma miséria ! lol
e o arquitecto que fez a nova estaçao de comboios esqueceu se que tambem existe INVERNO em Portugal ! é tudo lindo mas demorar decadas a emendar estes problemas é no minimo digno de um país tipo Sri Lanka ! aparte disto tudo ainda bem que gostaste paizão, e falta ainda o GLORIOSO BELENENSES a empatar com o Olhanense em casa e a levar ontem 3em casa do Paços De Ferreira ! ahaha....bem mas também se não fosse assim o Belem não tinha piada ;)foi pena nao teres visto os WE ARE THE DAMNED na FNAC ! foi destrutivo ! abraço paizão ! Hail Satan ;)