quarta-feira, 23 de abril de 2008

25 de ABRIL SEMPRE !!


25 de Abril de 1974 : estava em Cabinda, Angola,....quando a notícia chegou à Roça de Café onde estávamos aquartelados na periferia de Cabinda, a alegria foi indescritível,....oficiais, sargentos e praças...começaram a dar saltos de alegria, a irmandade que existia por força da situação, fortaleceu-se de maneira natural, sem barreiras, de maneira fraternal, comungando sem diferenças,...a alegria e a felicidade do que representava a libertação de 48 anos de obscurantismo, de prisões políticas arbitrárias, por manifestar opiniões diversas ao regime, perseguições dos esbirros da PIDE,...quando 2 pessoas juntas era considerado reunião, quando invadiam faculdades perseguindo e prendendo estudantes e professores por delito de opinião,...etc,.etc,.etc.....tantas e tantas outras coisas....!!!


Depois,....bom depois foi o percurso natural do glorioso Movimento das Forças Armadas a que tive a sublime honra de pertencer,...e as consequentes conquistas de Abril, com as nacionalizações, a reforma agrária, a alfabetização das populações mais distantes e carenciadas, o fim dos monopólios, sob a direcção dos militares de Abril e do 1º ministro mais humano, mas ao mesmo tempo firme, de carácter inabalável e honestidade acima de quaisquer interesses que não fossem os interesses da Nação e das suas populações ! VASCO GONÇALVES com quem tive a suprema felicidade de privar pessoalmente e conhecer a sua simplicidade impressionante de ser humano !!!!

A seguir,...............todos sabemos o que aconteceu,....infelizmente,..digo eu !!

ABRIL SEMPRE... SEMPRE na minha memória e no meu coração!

2 comentários:

WATD disse...

Não tive presente e anda nem era nascido ! MAS SEI PERFEITAMENTE A CAUSA, O ACONTECIDO e tudo em redor da revolução do 25 de Abril, mas palavras para q ? qualquer pessoa minimamente coerente entende que aquela revoluçao era necessária, foi uma data marcante e unica, pena que este pais não mude, devia-mos abrir os horizontes a mais uma revoluçao !

Cidadão do Mundo disse...

Claro Zépikeno,....mas desta vez sem flores e darmos cabo do canastro a todos os fascistas....!!!