quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cidade Maravilhosa, mas......!!!!


Estive no Rio de Janeiro a passar o Reveillon. A cidade é de facto maravilhosa, com muita luz e cor e bafejada pela Natureza. No entanto, de todos os ângulos em que se estiver avistam-se as favelas, símbolo de violência e abandono do poder político, aliás, dos sucessivos governos de direita e ditatoriais em que o Brasil quase sempre viveu.
As enormes assimetrias sociais brasileiras, estão bem expressas no Rio de Janeiro. A caminho do Corcovado conheci uma turista Venezuelana, estava com o filho e a nora,..a propósito da bagunça da fila para os bilhetes, protestou que no Brasil era como nos outros países da América Latina, não havia organização. Quando lhe disse que era português abriu um sorriso, contou-me que conhecia muitos portugueses na sua cidade natal, Caracas, disse que eram todos muito sérios e trabalhadores, enfim teceu-lhes os maiores elogios, à laia de uma pequena provocação, disse-lhe que no entanto, os portugueses, madeirenses que viviam em Caracas tinham fama de serem politicamente reaccionários. Retorquiu que não, que não se metiam em política e reforçou a idéia de que eram muito trabalhadores, pessoas em quem se podia confiar.
Como estava com a mão na massa, aproveitei para lhe dizer que tinha grande admiração pelo seu presidente Hugo Chavez e a sua revolução bolivariana que permitiu que o país avançasse muito socialmente e crescesse. Torceu o nariz, percebi que não era própriamente uma fan de Chavez. Respondeu que não tinham crescido assim tanto, tendo no entanto reconhecido os avanços sociais. Entretanto lá apanhamos o "bondinho" para as fotos ao Cristo e despedimo-nos afectuosamente.

3 comentários:

filipe disse...

Saudações!
E obrigado pela foto e elogios ao Rio. Ainda não desisti de conhecer outras paragens deste Brasil, além desta "baixada Santista"...
Quanto à turista que encontraste...turistas, há muitos! (como os chapéus, claro)
Abraço.

Zorze disse...

Rio, a cidade maravilhosa!
Cuidado com as "enroladas", há carioca e carioca... e as cariocas!

Quanto à turista, o que ressalta, é que quem vive na Venezuela, tem sempre um "mas" relativamente à revolução boliviriana de Chavez.
Talvez a coisa não seja tão linear como parece, digo eu? Apesar de todos os avanços e tal...

Abraço,
Zorze

Herr von bolas disse...

Ao menos era de comer???
Falo da Venezuelana... obviamente.