sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Corações Vermelhos

Tenho seguido com mais ou menos atenção as discussões de alguns camaradas, sobre a melhor forma de fazer a revolução, que parece urgente e necessária, pois já observamos que o panorama mundial e por extensão o do país, não terá uma reversão que torne a vida dos portugueses mais feliz e justa.
O liberalismo capitalista faliu e não encontrará novas formas para além das mesmas, que só beneficiam o grande patronato e a elite por eles patrocinada !!!
No entanto, deparamo-nos com um dilema: este governo ou outro da mesma igualha, não sairá do poleiro de mote próprio,....que fazer então ?? bom,...em todos os Continentes as acções de mudança têm características próprias, segundo a conjuntura local, os meios disponíveis, etc...!

No caso português e europeu (uma vez que pertencemos à UE) na minha opinião pessoal, entendo que os cidadãos de todos os quadrantes se devem unir em torno do Partido da classe operária, dos pequenos e médios comerciantes, dos profissionais liberais, intelectuais e outros,...pois o PCP não é um partido sectário, TODAS estas pessoas em união, mesmo não sendo filiadas no Partido terão voz, poderão apresentar propostas e modos de actuação, congregar vontades e dirijir acções !!

O que importa é ter a consciência que o inimigo é comum e chama-se CAPITALISMO NEO-LIBERALISTA

Para outras formas de luta, as condições não são favoráveis, os militares estão bem e recomendam-se, não existe guerra colonial e a globalização serviu também para agrilhoar os movimentos de esquerda e a sua acção estratégica !

Com a certeza de que estarei sempre com todas as formas revolucionárias conscientes e organizadas, deixo-vos aqui as palavras dum revolucionário brasileiro Carlos Marighella, militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro) que deixou o partido, para fundar um movimento guerrilheiro para combater a ditadura militar !

Palavras de Marighella, em Agosto de 1969

" Os dirigentes da nossa organização, não podem provir de eleições. Os dirigentes surgem da acção e da confiança que despertam pela sua participação pessoal nas acções. Todos nós somos guerrilheiros e não homens que dependem de votos de outros revolucionários ou de quem quer que seja para se desempenharem do dever de fazer a revolução. O centralismo democrático não se aplica a Organizações revolucionárias como a nossa. Na nossa Organização o que há é a democracia revolucionária. E a democracia revolucionária é o resultado da confiança no papel desempenhado pela acção revolucionária e dos que participam da acção revolucionária."

15 comentários:

Ana Camarra disse...

Belas palavras!
Concordo contigo, o que não é de estranhar!
Penso que não é facil essa mensagem chegar a todos, mas vamos tentando.
A brincadeira de vir para a rua com armas não me convence.
Já agora, deves ter um problema com a tua vitação, queria votar na minha hominima que admiro muito e não consigo.

beijos

Ana Camarra disse...

Já consegui votar!

Cidadão do Mundo disse...

Ana...Obrigado ! também tenho uma grande admiração pela tua homónima, Grande actriz-Filmes inesquecíveis.....as outras são apenas, atrizes boas !!!

Ana Camarra disse...

Desculpa lá ser chata e vir cá outra vez, escolhi a minha hominima apesar de admirar as outras, principalmente a Silvana, mas a Anna tinha uma caracteristica muito humana, muito genuina, uma beleza quase rude, de mulher forte, não me esqueço das suas expressões da sua cara.
Volto a dizer admiro as outras também, mas aquela tinha qualquer coisa mais, como cantava Vinicius, qualquer coisa para além da beleza...

beijos

LuisPVLopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LuisPVLopes disse...

Infelizmente ou felizmente, parece que caminhamos para um real confronto final, onde e como?!... Ninguém sabe!... Mas alguns mais atentos começam a se aperceber dessa inevitabilidade.
O capitalismo não vai cair sem estrondo, os seus algozes, tudo farão para o ressuscitar, os exércitos estão do lado deles, com armamento extremamente perigoso, combatê-los, irá exigir uma argúcia como nunca se viu!... Mas quando chegada a hora, eles irão sentir o que só aprenderam nos livros de história, o desespero de lutarem contra a razão.
As cidades serão as cerradas selvas, as vias de transporte e comunicações, serão os carreiros por onde circulará a razão, que aniquilará a besta, a guerra será sem quartel, o mundo não mais será como hoje o conhecemos!... Será bem melhor!

Ouss

Cidadão do Mundo disse...

Caríssimo amigo Sensei,...compreendo-te perfeitamente, mais a tua ânsia de melhorar a vida de sofrimento e injustiça dos portugueses, contudo meu amigo,....será que na tua infinita generosidade, não estarás a ser lírico ? pergunto eu !! que o capitalismo irá cair, eu confio plenamente, mas continuo com uma grande incógnita ..como irá ser? que nós vamos dar um empurraozinho definitivo também não tenho dúvidas....mas como irá ser ? Abraço!

Ana Camarra disse...

Deixei-te um desafio no meu estaminé!
Mereço um prémio por ser a alminha que mais vezes migra a Norte do Equador!

beijos

josé manangão disse...

Nenhum dirigente de nenhuma organização política provem de eleições! As eleições apenas lhe concedem legitimidade!
Ser revolucionário é, todo aquele que consegue tirar partido duma situação politica,em benefício dos explorados e oprimidos, sujeitando-se à sua vontade política
O voluntarismo não é sinónimo de ser revolucionário, assim como a esperteza não é sinónimo de inteligência,um voluntarista come fruta verde, mas o revolucionário espera que ela amadureça!
Esta é a minha opinião companheiro, ela vale o que vale.
Abraço

Jorge Borges disse...

Estou de acordo quanto ao facto de o PCP ser um partido extremamente bem apetrechado para combater e, eventualmente, destruir o neoliberalismo vigente. Gostaria, no entanto, de acrescentar que as restantes forças políticas de esquerda podem também congregar vontades e organizar movimentos de massas para que o sistema caia. Vejo na Venezuela de Hugo Chávez um bom exemplo do que pretendo dizer: um país que, sob o carisma do seu presidente, está e construir um "socialismo bolivariano", que muito promete.

Um abraço revolucionário

Cidadão do Mundo disse...

Camarada Zé,...eu estou 100% de acordo contigo. Grande abraço!

Cidadão do Mundo disse...

Amigo Jorge Borges; de acordo, foi isso que eu também quis dizer, não só o PCP como também outras pessoas de esquerda, todas unidas nos mesmos propósitos se podem fundir para atingir os fins comuns,...Fidel não era comunista quando assaltou Moncada! foi depois que viu com quem se podia fundir e contar para caminhar pela via socialista. Claro que Chavez é também um bom exemplo!! e estes dois exemplos exemplificam o que disse no meu post,...os comunistas não são sectários, e desde que a política seja a favor do povo podem contar com eles.

Abraço revolucionário!!

Cidadão do Mundo disse...

Quando dei o exemplo de Marighella, foi para reforçar a idéia de que não podemos ser extemporâneos !!

Marighella foi desde muito jovem Militante de base do PCB preso e torturado várias vezes e a dado momento em plena ditadura militar,..ESTOUROU e resolveu combater a mesma de armas na mão......morreu executado pelos militares sem conseguir muita coisa que resultasse da sua acção.

Abraço a todos!

LuisPVLopes disse...

A queda do Capitalismo será em banhos de sangue e, não falta muito tempo.

Ouss

Zorze disse...

Concordo com o Sensei.
Eles não vão abdicar, nem se vão entregar de bandeja e em filinha.
Vai ter de ser à força e com muita inteligência.

Aliás já está em marcha. É um processo de cinco anos que já começou em 2007 e que irá culminar no fim de 2012.

Abraço,
Zorze