terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

TIMOR

É difícil no Ocidente perceber-se o que verdadeiramente se passa em Timor. Suposições há muitas, mas existem dados que nos permitem tirar determinadas conclusões.

Alkatiri com a Fretilin ganhou folgadamente as eleições legilastivas. Xanana foi eleito Presidente e Horta foi convidado para ministro dos negócios estrangeiros. Para Horta era manifestamente pouco, as suas ambições pediam mais e os seus amigos australianos também. A dupla Xanana/Horta arranjou então um pretexto para dar um golpe palaciano e derrubar Alkatiri.
Para isso, serviram as divisões étnicas e um suposto mal estar nas forças armadas liderado por Alfredo Reinado. Horta e Xanana apoiaram Reinado,....Xanana chegou a dizer na televisão que Reinado era um verdadeiro herói, tinha total liberdade de movimentos e certamente esperava por posto ao nível das suas ambições.

Resta dizer que muito possivelmente Reinado teria perdido a cabeça e esboçou um tresloucado e mal preparado golpe, mordendo os donos. Estes estariam a demorar muito com uma solução que o satisfizesse.

Uma coisa é sabida, Horta e Xanana são os homens dos americanos e australianos na Ilha. O petróleo assim o obriga!!

2 comentários:

WATD disse...

é isso mesmo.....os americanos querem é já tomar conta de timor tambem muito bem dito e escrito :)

WATD disse...

assim é que se fala, basta de hipocrisia barata, todos sabemos que os americanos sao uns gulosos....apoiadissimo.