quinta-feira, 26 de novembro de 2009

MHAMUD AHMADINEJAD

O Presidente do Irão realizou um périplo pela América do Sul onde foi recebido pelos presidentes do Brasil, Bolívia e Venezuela. O Irão é o país que após a derrocada do Chá Reza Palevy e a volta de Komeini, expulsou a pontapé literalmente os americanos do país. Ora, isto já é um ponto muito positivo e que faz com que ganhe a minha simpatia.

Claro que não podemos ignorar que a visita teve intuitos comerciais e políticos ao fim ao cabo como qualquer outra visita de outro estadista. No entanto ressalta aqui a consciência que os países da América Latina começam a ter sobre quem na verdade lhes interessa para parceiros comerciais e políticos, afastando-se sem medos nem complexos do grande Satan americano que já dispôs do território como de uma grande quinta se tratasse, escravizando os seus povos e contribuindo decisivamente para o atraso na região.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Contra factos........!



Existem uma sucessão de factos, que por muito que não lhes queiramos dar relevância ou tendam a ficar no esquecimento, são no entanto bem ilustrativas da actualidade do país que somos no presente e da gentalha que nos governa.


Vejamos a tal sucessão:


Jorge Coelho disse: "quem se meter com o PS leva"

Santos Silva reforçou: "Gostaria de partir os dentes da oposição"

Ferro Rodrigues eloquente: " estou-me cagando para a justiça"
De Pedroso todos conhecem as suas tendências infantojuvenis, sexualmente falando, é claro.
Guterres Opus Dei : "é a vida"
Vara tem as costas quentes, é um homem de mão. Ele diz e sempre irá dizer que não fez nada de errado. Não tem mais nada para dizer.
Sócrates, perante toda esta bandalheira onde está metido até ás orelhas (Freeport) diz que pode falar à vontade ao telefone com Vara, mesmo sendo 1º ministro, a justiça reforça a fala de Sócrates e diz sim senhor ministro o senhor Pode. A FACE OCULTA, irá ter uma transparência? com esta Justiça ??? é preciso lutar!
** eu quero apenas acrescentar que vivi parte da ditadura salazarista, um ditadura odiosa, mas onde tudo era mais transparente, sabíamos com quem e com que armas lutávamos, agora.....com o intrépido representante do neo-liberalismo internacional, lacaio dos senhores que pretendem reduzir a população mundial, que nos despedem, nos escravizam e humilham, só uma coisa digna nos resta..A LUTA.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

E esta hein ?


Enquanto em Portugal a dupla Sócas/Vara personifica e institucionaliza a roubalheira de Estado, na América Latina dois países que optaram pelo socialismo e saíram da pata assassina dos EUA foram considerados no último ano como modelo de gestão de Estado voltada para os reais interesses dos cidadãos.
Estou a falar da Bolívia e do Equador que sob a direcção dum indígena (a Bolívia) atingiu um índice de desenvolvimento nunca visto no país. O país mais pobre da América do Sul, já deixou esse patamar e agora reabre os horizontes da sua população desde sempre humilhada e escravizada, através de programas estatais de apoio e acompanhamento ao trabalho agrícola e apoio substancial aos pequenos e médios comerciantes, com a possibilidade e incentivo ao primeiro emprego através do desenvolvimento de trabalho autonomo e implantação de pequenas estruturas de incentivo. Para não falar do sector da saúde, onde com a ajuda internacionalista de médicos Cubanos, todos os cidadãos passaram a ter acesso a qualquer especialidade médica e assistência na doença. No Equador estes índices são substancialmente superiores, atingindo a confortável média anual de crescimento de 5% ao ano.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fraternidade


Durante o mês que permaneci no meu país, os meus antigos camaradas de armas, decidiram presentear-me com dois jantares de solidariedade e uma amizade genuína que apesar de já lá irem 35 anos, desde que regressámos de Angola, se mantém bem viva, como ficou bem patente nos dois referidos jantares. O que me admira, mas me faz muito feliz é que todos eles, depois destes anos todos, manterem o mesmo espírito da treta e brincalhão que sempre os caracterizou, sómente a idade mudou, de resto estão na mesma...ou piores!!!

No primeiro jantar em Vendas Novas, onde mora o meu amigo Facas, fui com o meu filho Ricardo e aproveitámos para tirar o dia e almoçar com o Facas no restaurante das piscinas. Primeiro precalço, o Facas contou-me que tinha sofrido um AVC que o vai impedir de trabalhar, mantendo-se na situação de pré-reforma. Apesar da gravidade do incidente, o meu amigo leva uma vida normal, não ficou com sequelas físicas e pelo menos junto dos amigos, mantém uma jovialidade que apraz registar. Apenas durante o relato do acontecido, vislumbrei algum abatimento, fiquei a saber que anda a fazer exames periódicos no Hospital de Évora e vai regularmente a Lisboa a uma consulta de psiquiatria. Á noite aparece o grosso do pessoal (gente que trabalha) jantar já marcado noutro restaurante e os abraços e as brincadeiras sucedem-se, recordamos histórias do passado, falamos da nossa vida presente, perguntamos pela família, nestes encontros não se fala de política, sabemos que há pessoal de todos os quadrantes políticos, apenas recordamos que havia isso sim um denominador comum na altura da guerra,....é que éramos todos contra a guerra, achávamos que não fazia sentido, um non sense, havia a consciência plena que apenas defendíamos interesses de meia dúzia de pessoas. A maioria do pessoal vem da área de Lisboa, mas há um que vem de Abrantes, não quis perder a oportunidade de convívio com os antigos camaradas. Despedimo-nos com a promessa de novo jantar antes do meu regresso ao Brasil. No regresso ao Barreiro já no carro, o meu filho surpreendido com a vivacidade dos cotas, diz-me que eles eram todos baris.


O último jantar decorreu no Barreiro num óptimo restaurante, os intervenientes foram práticamente os mesmos, mais dois, um de Lisboa e outro que veio de São Brás de Alportel para reviver momentos únicos e dar aquele abraço de solidariedade a todos. Fiquei emocionado, foi óbvio que o pretexto para os jantares foi a minha presença e a vontade que todos tiveram de me rever, pois há pelo menos 5 anos que não nos víamos. Nestes encontros há sempre uma alegria esfusiante, o recordar de velhas malandrices, por vezes também silêncios cúmplices. Para o ano há mais, ficou desde já aprazado, se possível com mais participantes, pois este ano a organização foi toda em cima da hora.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tributo ao Barreiro


Nos anos anteriores em que fiquei no Barreiro, utilizei-o apenas como base de apoio. De manhã apanhava o barco para Lisboa e ficava por lá todo o dia em encontros e cavaqueiras com amigos de longa data. Este ano foi diferente, e foi diferente por força do conhecimento via blogosfera de vários amigos residentes no Barreiro, gente da terra e outros que o adoptaram como cidade para trabalhar e viver. Por força dessa circunstância, permaneci mais tempo no Barreiro e não me arrependi,...descobri uma cidade pacata, calma, limpa, com qualidade de vida, ordenada e organizada. Se o Barreiro já me dizia muito pela luta heróica contra o fascismo, agora é também uma cidade onde dá gosto viver, pelos espaços verdes, (o parque da cidade é dum nível superior, qualidade de vida é aquilo que ali está) o passeio ribeirinho está um encanto, com passeio e uma pista emborrachada, eu chamo-lhe tartan (há quem não concorde) para caminhadas e corridas à beira rio. Existem ao longo da beira rio restaurantes e bares com muita animação. O Barreiro velho também é muito atractivo, pela sua história e pelos barzinhos simpáticos e restaurantes de qualidade.
Conheci gente incrível,....cheguei na véspera do último comício para as eleições autárquicas, marquei presença....a CDU avançava com toda a confiança, lá estavam os meus amigos acabados de conhecer o Luis (não deixa passar nada) o Jorge com o amigo Brunão a Ana essa força da natureza, braço direito da presidente da junta da Verderena que é muito simpática, uma jovem presidente com trabalho feito e disposta a fazer muito mais, a Xanoca uma doçura. Conheci também a responsável pelo formidável e maravilhoso Parque da Cidade a igualmente maravilhosa Regininha, responsável pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal, e mete coltura nisso. Enfim, conheci outras pessoas todas simpáticas, todas imbuídas dum mesmo sentido de solidariedade e sentido de dever cívico,...votar na CDU para o prosseguimento dum trabalho sério verdadeiramente voltado para o interesse dos cidadãos.
Adoptei de vez a cidade como minha também, a velha já há muito que constava da minha admiração e orgulho pela luta indomável contra o fascismo e a nova pelo avanço e consciencialização da população barreirense nos ideais do que foi a luta histórica e heróica dos seus antepassados. O Barreiro está no bom caminho é também a minha cidade, Viver no Barreiro é Bom.