sábado, 29 de novembro de 2008

A América Latina está a deixar de ser quintal dos americanos

Segundo o pensador americano Noam Chomsky, uma da principais mudanças na nova ordem mundial, está a ser vivida na América Latina.
Para ele, a região está a começar a resolver os seus problemas internos e a sua subordinação aos EUA. Chomsky acredita que a actual crise traz oportunidades de mudanças reais na nova ordem mundial. "Até onde essa mudança pode chegar, isso depende do que estivermos dispostos a empreender".

** Uma nota para o XVIII Congresso do Partido Comunista Português. Uma palavra de incentivo para os camaradas que discutem as várias teses no Partido mais democrático em Portugal. Avante, por um Partido cada vez mais forte !

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Chavez ganha com larga margem as Autárquicas



O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) ganhou as eleições regionais em 17 dos 22 estados venezuelanos.

Com a participação de 45,65% de votos válidos o partido criado pelo presidente Hugo Chavez consolidou-se como a principal força política do país e fortaleceu a democracia autêntica no país .

Lá os militares não brincam ás democracias e lutam pelo povo.

sábado, 15 de novembro de 2008

Bolívia expulsa CIA






O presidente Evo Morales deu ordem de expulsão a todos os elementos da CIA a actuar em território boliviano e proíbiu todas as suas actividades.



O povo unido na Bolívia está a conseguir derrotar a direita reaccionária e fascista que sempre os oprimiu e humilhou, dando força ao camarada Evo que faz a política do povo, uma política verdadeiramente socialista.


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A minha Comuna


Hoje está um dia porreiro. Sol, 30º de temperatura.

Vou até à tertúlia, bebo uma caipirosca. Lá estão os meus compagnons de route, a tertúlia é do meu amigo Ricardo espanhol de Barcelona, há 3 anos aqui radicado com Bar em baixo e morada por cima, onde também aluga os 3 quartos restantes. Agora imaginem, o Ricardo é anarquista, livra, nem aqui me livro deles.

Um jornalista verdadeiramente socialista, faz jornalismo investigativo, dos melhores que conheci, certamente um dos melhores do Brasil,...como nenhum jornal nem TV o aceita, pois não há mordaça que o cale, enveredou por ter um Blog pessoal que é mais lido que qualquer outro orgão de informação da cidade,..ADMIRÁVEL.

Depois há um artista plástico de uma lucidez e clarividência acerca da vida e da política que dá gosto ouvir.

Por fim, um músico popular Boliviano á cerca de 10 anos a viver por cá, mas sempre consciente da sua função de combatente da libertação da América Latina e claro, amante da Revolução Bolivariana, agora mais do que nunca. Já o ouvi actuar várias vezes e nunca deixa de fazer referência à luta da AL pelo socialismo e contra as amarras do imperialismo americano.
Faz-me lembrar os nossos cantores de intervenção que tanto ajudaram a nossa revolução.



segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PARTIDO COMUNISTA DOS EUA FORTALECE-SE !

Diante da crise que assola o capitalismo, os membros do Partido Comunista americano (CPUSA) registam uma procura crescente pelas teses Marxistas/Leninistas. Uma reportagem da Agência France Press conferiu a movimentação junto ao número 235w da rua 23 no bairro de Chelsea em Nova York , é lá que fica a sede dos comunistas dos Estados Unidos.

Longe de querer "brincar sózinhos" os comunistas americanos querem construir a base mais ampla possível, com os movimentos de mulheres, estudantes, sindicatos, para derrotar a direita. " Acreditamos que o momento chegou" declara Libero Della Piana, presidente do Partido em Nova York. A crise mostrou-nos que o mercado não se regula sózinho e ao deixar que isso acontecesse, o governo enlouqueceu a máquina de dar créditos baseados numa fantasia.