quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

MANIF 8 de Março


Dia 8 de Março, dia da manifestação de professores a que se vão associar outras classes profissionais, para mostrarem o seu desagrado pela política de educação da Ministra e do 1º ministro Sócrates.

Os professores já disseram que não está em causa a avaliação, mas sim o modelo de avaliação proposto pela ministra. Estão abertos a dialogar e a encontrar outra forma de avaliação.
O 1º ministro já fez saber que não haverá recuos na sua política educativa e até desafia os tribunais levando em frente decisões que estes consideraram nulos.

A intenção do ministério e da ministra de denegrirem a imagem dos professores parece evidente. Estes pedem a discussão da carreira docente e a revisão do método de avaliação, sendo que é sabido que o diálogo não é o forte do 1º Sócrates.

Resta esperar para saber no dia 8 e consequentes qual será o resultado da manifestação, parecendo certo que os professores estão unidos e determinados a mudarem os caminhos da Educação.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

TIMOR

É difícil no Ocidente perceber-se o que verdadeiramente se passa em Timor. Suposições há muitas, mas existem dados que nos permitem tirar determinadas conclusões.

Alkatiri com a Fretilin ganhou folgadamente as eleições legilastivas. Xanana foi eleito Presidente e Horta foi convidado para ministro dos negócios estrangeiros. Para Horta era manifestamente pouco, as suas ambições pediam mais e os seus amigos australianos também. A dupla Xanana/Horta arranjou então um pretexto para dar um golpe palaciano e derrubar Alkatiri.
Para isso, serviram as divisões étnicas e um suposto mal estar nas forças armadas liderado por Alfredo Reinado. Horta e Xanana apoiaram Reinado,....Xanana chegou a dizer na televisão que Reinado era um verdadeiro herói, tinha total liberdade de movimentos e certamente esperava por posto ao nível das suas ambições.

Resta dizer que muito possivelmente Reinado teria perdido a cabeça e esboçou um tresloucado e mal preparado golpe, mordendo os donos. Estes estariam a demorar muito com uma solução que o satisfizesse.

Uma coisa é sabida, Horta e Xanana são os homens dos americanos e australianos na Ilha. O petróleo assim o obriga!!